A evolução do S.O


Desde a criação dos primeiros sistemas operacionais até os atuais, muita coisa mudou, porém as idéias centrais deles continuam as mesmas.
As idéias centrais dos S.Os são duas, a visão top-down e a visão bottom-up, ambas com a mesma importância.

Na visão top-down o sistema operacional age como uma espécie de "camada" que fica entre o hardware e o usuário, possibilitando a ele formas mais amigáveis de interagir com o computador, como por exemplo os sistemas de janelas vistos em todos os sistemas operacionais modernos.

Já na visão bottom-up, o sistema operacional faz todo o gerenciamento de hardware do computador, como o controle da alocação de memória utilizada pelos softwares do usuário, o controle dos dispositivos de entrada e saída de dados (mouse, teclado, impressoras...) e o gerenciamento do hd.

Linha evolutiva

Atualmente os sistemas operacionais permitem aos usuários abrirem vários programas ao mesmo tempo.

Os primeiros S.Os trabalhavam de forma que um segundo programa só poderia ser aberto (processado) após o término da execução do primeiro. Os programas eram processados em lotes (batch), eles eram gravados em fita e executados um após o término do outro até o final da fita.

Só foi possível o processamento de vários softwares "simultaneamente", como estamos acostumados atualmente, após o surgimento das técnicas de multiprogramação e compartilhamento de tempo (timeshare)

Um pouco sobre S.O


O que é S.O?

Um sistema operacional (SO) é uma coleção de programas que inicializam o hardware do computador. Fornece rotinas básicas para controle de dispositivos. Fornece gerência, escalonamento e interação de tarefas. Mantém a integridade de sistema. Além de uma interface gráfica entre o usuário e o computador.

Um sistema operacional possui as seguintes funções:
  1. gerenciamento de processos;
  2. gerenciamento de memória;
  3. sistema de arquivos;
  4. entrada e saída de dados.

Tipos de sistemas operacionais:

monotarefa
multitarefa
monoprocessados
• multiprocessados
monousuário
multiusuário

Kernel:  núcleo do sistema operacional, ele serve para a comunicação dos aplicativos com o hardware.

Sistemas Operacionais comuns:

Windows (Microsoft): família de sistemas operacionais usados em computadores de mão (Windows CE e Windows Mobile), computadores pessoais (Windows 98, Windows
XP, Windows Vista e Windows 7) e computadores servidores (Windows NT, Windows 2000, Windows Server 2003 e Windows Server 2008).

MacOS (Apple): sistema operacional para computadores pessoais Macintosh e iMac.

UNIX: sistema operacional criado no início da década de 70 para computadores de grande porte.

Linux: conceitualmente derivado do UNIX, atualmente, é muito utilizado em computadores de rede e está começando a ser bastante utilizado também em computadores pessoais.Possuindo várias distribuições: Debian, Slackware, Suse, Gentoo, Ubuntu, Mandriva, Fedora, Red Hat.